Lei da economia, Peixe segue processo de redução da folha salarial

Em uma semana, o Santos liberou o zagueiro Cleber, o volante Leandro Donizete e o atacante Rodrigão para empréstimos a Paraná, América-MG e Avaí, respectivamente. Os próximos do processo de enxugamento da folha salarial do Peixe devem ser Caju, na mira do Amiens, da França, e Rafael Longuine, sondado por Ceará, Botafogo e Sport.

O objetivo do presidente José Carlos Peres é claro: liberar atletas pouco utilizados ou fora dos planos do técnico Jair Ventura para economizar os vencimentos no fim do mês. A missão dá certo em partes. Isso porque, nos últimos negócios concluídos, o Santos tem de arcar com metade dos salários dos jogadores.

Nos casos de Leandro Donizete e Cleber, que ganhavam dois dos maiores salários do elenco, R$ 300 mil e R$ 250 mil, respectivamente, o Peixe continuará tendo gastos. Não fosse isso, eles seguiriam encostados no clube. A transferência de Rodrigão segue o mesmo molde.

Prestes a liberar Rafael Longuine, o Peixe também topará pagar parte dos ganhos do atleta. O meia não foi utilizado por Jair Ventura e sequer foi inscrito nas principais competições do ano, como o Campeonato Paulista e a Libertadores.

Só em 2018, além do trio já citado, o Peixe liberou sete atletas: Orinho (Ponte Preta), Matheus Ribeiro (Puebla, do México), Fabián Noguera (Estudiantes, da Argentina), Romário (Ceará), Serginho (América-MG), todos até o fim deste ano, além de Matheus Oliveira (RB Brasil) e Stéfano Yuri (São Caetano), que já retornaram ao clube após o término do Campeonato Paulista.


E os cortes não são só no elenco profissional, mas em todos os setores do clube. No fim do mês passado, Peres se justificou:

– Vou ao inferno para defender o clube, mas não vou para me vender ao diabo. Temos que dar as mãos e fazer o que estamos fazendo. O Santos tem uma máquina enorme: três, quatro vezes maior do que deveria. Tem que enxugar. Doa a quem doer. O patrão está morrendo. Se não consertarmos, não vamos ter o Santos por muito tempo – disse o mandatário.

Quem mais pode sair
O zagueiro Robson Bambu, o volante Diego Pituca e o meia Gabriel Calabres, pouco utilizados por Jair, podem ser os próximos a ser negociados. O trio não tem ganhado chances no Peixe e pode se juntar a outras equipes para ganhar mais minutos. No momento, vale ressaltar, não há negociações em andamento.

O Peixe vive situação financeira delicada e tem dificuldades para acertar a chegada de reforços. Até o momento, três atletas foram contratados: o lateral-esquerdo Dodô e os atacantes Eduardo Sasha e Gabigol. Todos são titulares. Peres admite o desejo de trazer um volante, dois meias e um centroavante para fechar o plantel. Atualmente, o Peixe não está perto de nenhuma contratação.


Em entrevista na última segunda-feira, o presidente lamentou a falta de opções no mercado.

– O Santos está atrás de um 5, 8, 9 e 10. São quatro. Duro é achar. O Santos no sub-17 tem dez jogadores na seleção brasileira. No sub-20, tem oito. Todos titulares. Vem safra muito boa. Não podemos contratar de baciada para não tirar oportunidade dessa molecada. Apostas já há na Vila Belmiro.

– No futebol brasileiro não tem meia. O único é o Lucas Lima, que está no Palmeiras. Não traremos por trazer. Traremos para ser titular. Não queremos errar. Queremos diminuir a possibilidade de erro. Estamos procurando o mercado internacional – completou.

Atualmente, o elenco do Santos conta com 32 atletas (em negrito, os que podem deixar o Peixe em breve):

Goleiros: Vanderlei, Vladimir, João Paulo e John
Laterais: Daniel Guedes, Dodô, Victor Ferraz e Caju (próximo de ir para o Amiens, da França)
Zagueiros: Lucas Veríssimo, David Braz, Gustavo Henrique, Luiz Felipe e Robson Bambu
Volantes: Alison, Renato, Yuri, Diego Pituca, Léo Cittadini, Guilherme Nunes
Meias: Jean Mota, Vecchio, Vitor Bueno, Gabriel Calabres, Rafael Longuine (na mira de Ceará, Botafogo e Sport) e Diogo Vitor
Atacantes: Rodrygo, Eduardo Sasha, Gabigol, Copete, Yuri Alberto, Arthur Gomes, Bruno Henrique

ACESSE MAIS NOTÍCIAS >>

happy wheels 2 demo

Categoria: