Silverstone sempre foi uma das pistas preferidas dos pilotos porque a maioria deles passou pelas categorias inferiores na Inglaterra e aprendeu a guiar lá. E lá estão, também, as sedes de várias escuderias.

Silverstone foi a sede da primeira prova da história da Fórmula 1, no dia 13 de maio de 1950. O circuito manteve a promoção da prova até 1954, mas depois passou a se revezar, primeiro com o circuito de Aintree, nos anos 50 e 60, e depois com Brands Hatch, entre 60 e 80. A partir de 1987 e voltou a ter exclusividade na realização do GP da Inglaterra.

Nos primeiros meses de 1987 foram introduzidas as primeiras alterações substanciais no traçado do circuito, desde 1949. A chicane do cotovelo foi substituída por uma nova curva esquerda-direita, na aproximação da Woodcote. Mais de um milhão de libras foram gastos na substituição de 40 dos boxes construídos em 1975 e na construção de um novo centro de imprensa.

Outras modificações nesse traçado ocorreram em 1991, com uma nova seção do estádio e outras alterações para reduzir a velocidade, ao mesmo tempo em que eram mantidas curvas rápidas, como o assustador complexo Becketts. Esse novo traçado tornou as ultrapassagens particularmente raras.

Em 1994, como conseqüência dos acidentes que provocaram a morte de Ayrton Senna e Roland Ratzenburger, foram feitas novas alterações, principalmente no complexo de curva e reta Abbey, para reduzir a velocidade. Em 1995, um dos últimos vestígios da guerra foi apagado. Uma espécie de bunker onde os pilotos dos caças Spitfire da RAF passavam 72 horas para se acostumar à escuridão, antes de saírem para o combate à noite, foi soterrado para a construção de um novo lance de arquibancadas.

A realização do GP esteve ameaçada, em 2001, pela má organização, da corrida anterior. A prova coincide com o mês das chuvas na região de Silverstone e o autódromo não está preparado para enfrentar a invasão das águas. Quando chove, os boxes alagam; as curvas ficam cheias de lama e o pit lane fica intransitável.

Em 2004, Bernie Ecclestone, ameaçou retirar o circuito do calendário do ano seguinte, caso não fosse paga comissão exigida por ele, mas acabou admitindo um acordo para a renovação do contrato até 2010. O caso continua sem solução até hoje!


Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1
Nome oficial: 2018 Rolex British Grand Prix
Local: Circuito de Silverstone, Silverstone, Reino Unido
Cobertura total no Viva na Tv – http://vivanatv.com.br
Voltas: 52
Curvas: 18
Retas: 4
Percurso: 5.891 km (3.660 mi)
Total: 306.198 km (190.262 mi)
Volta mais rápida na prova: Lewis Hamilton – Mercedes V6 Turbo – 1min 30s 621 – 2017
Pole recorde: Kimi Raikkonen – McLaren – 1min 18s 233 – 2004
Maior vencedor – Pilotos: Jim Clark (5) – Alain Prost (5) – Lewis Hamilton (5)
Maior vencedor – Equipe: Ferrari (15)
Em 2017:
Pole: Lewis Hamilton – Mercedes V6 Turbo – Tempo: 1min 26s 600
Volta mais rápida no GP: Lewis Hamilton – Mercedes V6 Turbo – 1min 30s 621 – Volta 48
Vencedor: Lewis Hamilton – Mercedes V6 Turbo – 01h, 21min, 27s, 430
2º: Valtteri Bottas – Mercedes V6 Turbo – +14s 063
3º: Kimi Räikkönen – Ferrari V6 Turbo – +36s 570
Programação:
Sexta-feira, 06/07
Treino Livre 1: 06:00 – 07:30
Treino Livre 2: 10:00 – 11:30
Sábado, 07/07
Treino Livre 3: 07:00 – 08:00
Classificação: 10:00 – 10:00
Domingo, 08/07
Corrida – 10:00
Últimos vencedores:
2017: Lewis Hamilton – Mercedes
2016: Lewis Hamilton – Mercedes
2015: Lewis Hamilton – Mercedes
2014: Lewis Hamilton – Mercedes
2013: Nico Rosberg – Mercedes
2012: Mark Webber – Red Bull Renault

Foto: Getty Images

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